DerivativosInvestimentos

O que são derivativos? Como investir

Derivativos financeiros são ativos que estão vinculados a outros ativos, como ações, índices, dólar, petróleo, café e soja. Isso significa que eles não possuem um valor intrínseco, pois o seu preço depende do valor base do ativo de referência.

Em outras palavras, derivativos são um tipo de contrato financeiro entre duas partes. Nele, os investidores acordam condições prévias referentes a preço e quantidade de compra ou venda de um ativo e determinam um prazo futuro para que os termos sejam executados.

LEIA: Como começar a investir para quem é iniciante

Por exemplo, quando um investidor adquire derivativos de ações, ele não está comprando a ação em si. O que ele compra é um “documento” com o valor da ação acordado naquele momento. Apenas quando o contrato for executado no futuro é que a pessoa poderá ter as ações propriamente ditas.

O mercado de derivativos surgiu historicamente devido às flutuações nos preços de produtos agrícolas. Negociantes, prevendo mudanças relacionadas às safras, tomavam ações para aumentar seus lucros ou evitar perdas significativas.

MAIS: Investimentos mais seguros para quem quer começar a investir

Atualmente, todas as negociações de derivativos são feitas por meio de contratos bem definidos e com regras para liquidação, funcionando atrelados à bolsa de valores. Os derivativos têm dois objetivos principais:

Proteger financeiramente empresas ou investidores.
Movimentar os preços por meio de especulação e alavancagem, o que pode gerar altos lucros para pessoas experientes.

Vale lembrar que são investimentos de alto risco e apenas para pessoas que já tem muito conhecimento sobre o tema. Algo que lhe ajudaremos neste Portal.